Conheça os principais obstáculos da produtividade e como eles podem estar impactando diretamente na sua vida.
Hoje em dia gerir o nosso tempo está cada vez mais difícil, a todo momento estamos sendo bombardeado de mensagens, informações e solicitações. Com a nova era digital, passamos a maior parte do dia conectados e com várias tarefas pendentes.
Saber administrar essa rotina é essencial para se destacar no mundo em que vivemos, e na evocademy você encontra vários cursos para te ajudar a superar esses obstáculos, como por exemplo o curso de gestão de tempo.
No artigo de hoje vamos abordar apenas um dos diversos módulos em que te ensinam a gerenciar seu tempo de maneira simples e eficaz, te tornando mais produtivo.
Mas falando nisso quais são os principais obstáculos da produtividade?
Pessoas multitarefas
Ironicamente, o maior obstáculo para uma gestão eficaz do tempo é algo que muitas pessoas acreditam ser o que as torna mais produtivas. Um estudo realizado na Universidade de Stanford mostrou como a multitarefa acrescenta estresse às nossas vidas diárias e afeta negativamente nosso humor, motivação e produtividade:
Pessoas que são regularmente bombardeadas com vários fluxos de informações eletrônicas não prestam tanta atenção, como aqueles que preferem concluir uma tarefa de cada vez.
Ou seja, ao invés de estar fazendo várias atividades ao mesmo tempo, na verdade o multitarefa não “faz” nada ao mesmo tempo, isso porque nosso cérebro não é capaz de processar tantas atividades. Isso não é multitarefa, é troca de tarefas
Quais são os efeitos
Dentre os diversos efeitos, separamos os principais para você ver como ser multitarefa pode estar afetando sua vida.
Mais tarefas = mais erros
Esta é uma consequência lógica da falta de foco característica da pessoa multitarefa. Isso porque, ao fazer várias coisas ao mesmo tempo, sua mente é dividida entre elas. Então, é natural que seus erros se multipliquem.
De acordo com a pesquisa de Stanford, os multitarefas são terríveis em filtrar informações irrelevantes. Isso significa que, com certeza, haverá algum disparo mental cruzado e sobreposição entre as tarefas. Você realmente pode se dar ao luxo de cometer esses erros? Provavelmente não. Sendo assim, cada tarefa deve receber toda a sua atenção, separadamente.
Multitarefa causa ansiedade
Outra grande desvantagem de ser multitarefa é a ansiedade ao dividir consistentemente sua atenção. Ao querer resolver tudo ao mesmo tempo, acabamos sem resolver nada, o que contribui para a ansiedade, pois o tempo vai passando e as tarefas só aumentando.
Por isso, concentrar o foco e terminar uma atividade por vez, acalma esse sentimento e dá uma sensação de progresso.
Criatividade é Inibida
Ao dedicar a atenção para muitas tarefas de uma vez só, não temos memória de trabalho para criar ideias e conceitos que sejam verdadeiramente criativos. Assim, executamos as tarefas de forma mediana e a grandeza estará além de seu alcance.
Quando estamos ansiosos, para acabar a tarefa logo nossos corpos começam a acessar estruturas cerebrais mais primitivas, que são projetadas para nos manter a salvo do perigo e alerta. Quando isso acontece, deixamos de acessar outras áreas, como o lobo frontal, que se adaptou para acessar o pensamento crítico e a criatividade.
Conclusão
Com isso chegamos a conclusão que ser “multitarefas” não é a melhor opção para gerir seu tempo e aumentar sua produtividade. Se quiser saber mais sobre esse pilar tão importante na vida profissional e pessoal, confira todos os nossos cursos relacionados a produtividade e gestão de atividades em evocademy, que em breve estarão disponíveis.
Respostas